O Que é SEO? Tudo sobre otimização de sites

Tempo de leitura: 19 minutos

O Que é SEO? O que é Google e como tudo isso funciona?

Será que ainda vale a pena investir tempo e recursos financeiros para se montar uma boa estratégia de Otimização de Sites SEO?

Antes de começarmos a falar sobre o que realmente é, vou apenas te fazer uma pergunta: Como é que você chegou até aqui? Isso, até este post.

….

O Que Significa SEO?

Refletiu?

Se sua resposta foi: “procurei no Google e acabei caindo aqui”, então talvez você já tenha encontrado uma das respostas sobre O Que É SEO.

Se ao longo do meu projeto de construção deste Blog eu não tivesse pensado em todas as técnicas SEO necessárias para realizar uma boa otimização de site, talvez você não estaria aqui lendo este conteúdo agora, certo?

Dúvidas? 🙂

Bom, então vamos lá revelar o que significa SEO:

SEO (Search Engine Optimization) que traduzindo é Otimização de Busca, é um conjunto de estratégias. São boas práticas que utilizamos na internet para que nosso conteúdo fique em relevância com objetivo final de nosso site ou blog ser encontrado pelos buscadores.

No Brasil, os buscadores mais utilizados são Google, Bing e Yahoo de acordo com o Market Share realizado pela empresa StatCounter.

De fato, na maioria das vezes quando falamos de otimização de sites SEO, estamos falando de Google.

Isso ocorre porque mais de 95% das buscas realizadas são através dele, como você pode ver no gráfico:

O que é SEO? | Market Share - Mecanismos de Buscas
Gráfico de Market Share dos mecanismos de Busca – O que é SEO

O resultado final de tudo isso, é que quando nosso site está em relevância, ele é encontrado mais facilmente, gerado mais tráfego e mais visitas, conseqüentemente gerando mais conversões.

Gerar uma conversão, significa que além de um visitante ter encontrado seu produto (um e-book, um curso online, um produto de prateleira, etc.) ele também deixou seu email ou gerou lucro para você ou uma determinada empresa comprando um produto.

Caso tenha curiosidade de saber o que é o Google e como ele funciona, leia também este artigo.

Neste artigo, vou explorar os seguintes assuntos:

SEO é um Processo
→ O que é SEO na prática
→ Quais são os benefícios de otimizar um site
→ Como a busca funciona
→ Quais são os fatores de ranqueamento mais influentes
→ Como funciona um Projeto de SEO
→ Quais são os termos SEO utilizados e como eles funcionam
→ Ferramentas de SEO

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SEO É UM PROCESSO

Processo de Otimização de Sites

Você sabe qual é a definição da palavra processo?

De acordo com o dicionário, processo significa:

Maneira de realizar algo; método, sistema, técnica ou metodologia;
Seqüência contínua cujos procedimentos demonstram unidade ou crescem de modo gradativo; evolução ou marcha.

Isso quer dizer que SEO é um processo de melhoria contínua.

Não é algo que fazemos hoje e está pronto, é algo que devemos investir tempo, analisar e melhorar.

Não existe receita milagrosa para ranquear um site em poucos dias.

Como disse, é um processo de melhoria contínua, no qual você deve identificar o nicho de mercado, analisar os concorrentes, definir uma estratégia e ir aprendendo progressivamente com o aplicação das técnicas SEO.

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O QUE É SEO NA PRÁTICA

Suponha que você esteja viajando para uma cidade vizinha e está morrendo de vontade de comer um Temaki, mas não sabe aonde ir.

Qual a primeira coisa que você irá fazer? Aonde encontrar a localização ou telefone de alguma Temakeria próxima?

Está ai a resposta!

Estou subentendendo que você pensou no…

O que é SEO Google

Criamos o habito de utilizar os mecanismos de busca para encontrar informações, ou para sermos encontrados, para gerar renda, entre outros.

Estes são apenas alguns exemplos que citei para que possa entender o que é SEO.

Mas ta ai, será que esta grande mudança de habito, também não gera grandes oportunidades?

Agora imagine só, que você acessou o Google do seu celular e buscou por “Temakeria Campinas”, que é a Cidade aonde eu que nasci. Este seria o resultado (não é propaganda, apenas uma forma de tentar explicar):

O que é SEO? | Pesquisa Google Temakeria
Pesquisa realizada por Temakeria Campinas no Google – O que é SEO

Então vamos analisar a resposta que o Google nos deu.

Ele nos trouxe 3 localizações de 3 temakerias em Campinas na primeira página e mais outras opções após estes 3 itens.

Mas olha só que interessante:

  • 80% das pessoas não chegam a visitar a segunda página de pesquisa;
  • 60% delas, também só vão clicar nos 3 primeiros itens da primeira página.

Só deste pouquinho, já conseguiu tirar alguma conclusão?

A minha é óbvia: para conseguir mais visitantes e leads/conversões/vendas, precisamos estar na primeira página do Google e fazer o máximo possível para sempre ser uma das 3 primeiras opções e é exatamente este o objetivo de um projeto de implantação de SEO.

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QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE OTIMIZAR UM SITE?

Benfícios da Otimização de Sites

De tudo aquilo que conversamos ali em cima, vou acrescentar mais alguns itens eu são muito importantes de serem citados, por exemplo:

  • Ao otimizar seu site, você possibilita abrir o leque de network adquirindo mais clientes potenciais se conectando a sua marca, possibilitando que eles te encontrem mais facilmente e saibam que você é referência;
  • Sua marca se torna mais competitiva e valiosa;
  • Seus resultados passam a ser mensuráveis;
  • Você pode estar aonde quiser de forma online, em qualquer lugar do mundo;
  • Seu ROI (Retorno sobre o investimento) passa a ser imbatível;
  • Sua interação com seus clientes passa a ser mais ativa, deixando de ser seus clientes, para ser seus seguidores;
  • Sim, seus custos passam a diminuir!

COMO A BUSCA FUNCIONA

Dê só uma olhada neste vídeo do Matt Cutts, Engenheiro de Software do Google explicando como o mecanismo de busca do Google funciona.

Caso queria entender mais a fundo como o Google funciona, veja este artigo que publiquei.

BUSCA ORGÂNICA X PAGA?

Busca Orgânica Google ou Paga

Existem duas formas de conseguir uma boa colocação nas páginas de buscas e estar entre os 3 primeiros colocados ou bem próximo disso:

  1. Meio orgânico, ou seja através de técnicas SEO;
  2. Links patrocinados, ou seja, pagando.

Para trabalhar com links patrocinados, utilizamos uma ferramenta chamada Google Adwords.

Como identificar técnicas SEO e tráfego pago?

É muito simples identificar qual tipo de trafego um site ou blog está utilizando.

Para exemplificar, vou fazer uma busca no Google por Galaxy S7 Edge (questão de preferência rs) e vamos ver quais são os resultados.

Pode ser que quando você fizer esta pesquisa, obtenha valores diferentes, mas isso é esperado já que a empresa pode ter parado de comprar anúncios ou ter acontecido alguma mudança do ranqueamento dos sites.

O que é SEO x Tráfego Pago
Pesquisa de SEO x Tráfego Pago – O que é SEO

Repare só:

O quadro verde representa o tráfego pago e o azul, organico.

Logo no primeiro item no canto superior esquerdo, tem um ícone escrito “Anúncio” dentro de um quadrado verde.

Isso é o indício de que esta posição foi comprada, assim como o quadro do lado superior direito, este canto sempre irá representar um anuncio realizado pelo Google Adwords.

E olha que leval, uma boa % da renda do Google (que chega a quase 97%) é exatamente desta ferramenta de venda de anúncios.

Qual deles é o mais vantajoso?

Tráfego Organico X Tráfego Pago

Em relação a valores, se pensarmos que como especialistas em SEO, entendendo os conceitos e as melhores práticas SEO para se ranquear no Google, diria que o tráfego orgânico é o mais vantajoso e ainda gratuito.

Todos os custos que envolvem ele são indiretos, por ex, seu tempo de configuração e automatização, etc. Já Google Adwords tem um custo por clique ou impressão, e isso, no final das contas pode sair bem caro.

Mas é claro que você também tem que pensar na sua taxa de conversão, se você gasta R$ 1.000 para faturar R$ 10.000, cabe uma análise.

Você não é um especialista SEO mas quer saber passo a passo como fazer para otimizar seu site e aumentar sua renda mesmo sem saber nada de programação? Se inscreva agora no Programa 365 dias no TOPO, e saiba passo a passo o que você precisa fazer para manter seu site no TOPO das buscas.

 

QUAIS SÃO OS FATORES DE RANQUEAMENTO MAIS INFLUENTES

O Google utiliza mais de 200 fatores de ranqueameto para determina se um site é relevante e de boa qualidade.

Dentre estes fatores, destacam-se:

  • A qualidade e relevância do conteúdo, assim como a originalidade;
  • Se o site é responsivo, ou seja, se ele é acessível a todos dispositivos móveis;
  • Quantidade de backlinks de autoriadade apontando para o site;
  • Velocidade do carregamento da página;
  • Atualização do conteúdo;
  • Otimização das palavras-chave;
  • Quantidade de cliques através da busca orgânica.

COMO FUNCIONA UM PROJETO DE SEO

Projeto de Otimização de Sites

Um Projeto de SEO  é definitivamente um processo que se baseia em um ciclo.

Cada uma das etapas depende diretamente da etapa anterior e ao chegar ao final do ciclo, ele se inicia novamente.

As etapas são:

Análise > Prospecção > Implementação > Monitoramento > Ajustes

Etapas de um projeto SEO
Etapas de um projeto SEO – O que é SEO

#Análise de SEO

No passo de Análise, é a etapa do projeto que irá entender quais as necessidades do Cliente, entender o objetivo do projeto (por exemplo, se deseja apenas mais trafego ou se deseja criar uma lista de email para aumentar o potencial de vendas mantendo uma relação bem próxima com o Cliente).

Deve ser avaliado os custos envolvidos, recursos e limitações caso existam.

Além também de estudar o mercado e nicho que estará entrando.

#Planejamento de SEO

No passo de Prospecção (Planejamento), é aonde inicia-se as pesquisas necessárias para entender quais palavras-chave serão utilizadas e como os concorrentes estão fazendo, assim como qual será a estrutura do projeto, quais as páginas de captura de emails para transformar em uma lista, e assim por diante.

Está etapa é muito importante para entender quem é o cliente final e seus costumes, e moldar o projeto para este público.

#Implementação de um projeto de SEO

Na Implementação, como o próprio nome já diz, é a hora de colocar em prática as técnicas SEO com base em tudo o que foi estudado. As técnicas de SEO on-page, off-page, a estratégia de link building, acessória de imprensa, conteúdo, etc.

#Monitoramento SEO

Depois de implementar o projeto e todas as técnicas de SEO plausíveis para ele, a próxima grande tarefa a seguir é Monitorar os resultados, e avaliar o que está dando certo e o que não está.

Analisar o posicionamento das palavras-chave, quais páginas estão melhores posicionadas.

#Ajustes SEO

E agora, a última etapa seria os Ajustes. Quando implantado e monitorado, com certeza teremos ajustes e melhorias contínuas a serem pensadas e também implementadas, como disse anteriormente:

SEO é um processo de melhoria contínua.

Depois de avaliar o que deu e o que não deu certo, é preciso ajustar os pontos falhos.

Além também de que o próprio Google de tempos em tempos realiza mudanças no seu algoritmo e para alguns, isso pode afetar diretamente o posicionamento do site ou de uma palavra-chave.

QUAIS SÃO OS TERMOS SEO UTILIZADOS E COMO ELES FUNCIONAM

Termos SEO para Otimização de Sites

Se você está entrando no mundo SEO agora, precisa então se familiarizar com alguns termos utilizados no mercado e entender basicamente ao que eles se referem para realmente entender e compreender o que é SEO.

SEO On Page

O que é SEO On Page?

SEO On Page significa todo o trabalho e técnicas SEO que devem serem otimizados dentro da página.

Os itens que devem serem pensamos são:

  • Título da Página

O título é da página é o mais importante de todos os itens projetados ao fazermos SEO On Page.

Quando estamos falando de Título da página, temos que pensar em algumas boas práticas que são ótimos fatores de ranqueamento, assim como utilizar a palavra-chave e melhor ainda que ela esteja logo no início da esquerda para a direita, assim como não ultrapassar a quantidade de 65 caracteres.

O título da página deve ser único na sua estrutura de site.

  • Meta descrição

Meta Description SEO

A meta descrição, é uma descrição prévia da página e é ideal que tenha até 160 caracteres além de conter a primeira palavra-chave, como também seria ideal incluir uma segunda palavra-chave.

Assim como o Título, ela deve ser única.

  • URL

A URL é o endereço da página pela qual vamos chegar até ela e deve ser específica e também conter a palavra-chave principal.

Ela deve ser amigável, por exemplo: site.com.br/nome-do-post, sem a utilização de outros caracteres especiais.

  • Links Internos

Links Internos SEO

Os links internos estão relacionados com a arquitetura da página e do site. Você deve pensar na navegação do usuário e na facilidade de encontrar o conteúdo.

Por isso, além dos menus e rodapé, também deve oferecer links diretamente no conteúdo de uma forma bem suave.

Os Links internos também ajudam a dizer para o Google que determinada página do Seu Web Site é relevante.

  • Imagens

Utilizar imagens em uma página conta pontos para uma boa estratégia de SEO, pois o Google adora a diversidade de conteúdos, assim como vídeos, infográficos, entre outros.

Mas uma boa técnica utilizada em SEO, é a forma como a imagem é nomeada, por exemplo, se ela se chama imagem01.jpg , isso não dará muita informação para o Google a respeito do conteúdo que ela representa.

Por isso, como boa prática, se deve nomear a imagem expressando o que ela é, e se possível utilizar também a palavra chave, além de preencher os seus atributos e principalmente a tag ALT.

  • Heading

Os Heading são utilizados para estrutura o conteúdo em por exemplo Título e Sub-titulo e deixar a leitura mais agradável para o leitor.

No SEO, utilizamos as tags H1, H2, H3, H4… para definir a estrutura hierárquica de um conteúdo.

  • Conteúdo

Conteúdo de qualidade é primordial para o Google.

Um bom conteúdo com mais de 4.000 caracteres, links internos ricos e diversidade de mídias, é um ótimo fator de ranqueamento, além também de ter que ser bem estruturado e ter uma boa semântica.

O conteúdo de um site deve estar sempre atualizado, com novos artigos ou reajustado conteúdos antigos que precisem de um UP.

Conteúdo duplicado não é bom, ele deve ser original e autentico.

Arquitetura da informação

Ao falarmos sobre o que é SEO, alguns outros fatores que estão ligados a arquitetura da informação devem ser entendidos.

  • Mobile Friendly

SEO Mobile Friendly

Mobile Friendly, significa que o Site deve ser acessível para todos os dispositivos móveis.

Sites que não tenham sido atualizados para uma plataforma responsiva de desenvolvimento terão seu ranqueamento comprometido.

  • Velocidade da página

Quando se fala em velocidade da página, estamos falando do tempo em que ela leva para ser renderizada pelo navegador do usuário final, e isso é um fator que ao pensar em SEO deve também ser levado em consideração, pois está ligado a experiência positiva ou negativa que um usuário tem ao acessar um site.

Ninguém mais tem mais paciência para páginas lentas não é mesmo?

  • Sitemap

Sitemap é um recurso muito útil para SEO que podemos ter e manter para um site, ajudando a informar para o Google e qualquer outro navegador quais são as páginas do site e sua estrutura. Dessa forma a indexação das páginas passa a ser mais rápida e precisa.

  • Robots.txt

Robots.txt é um arquivo que um site pode ou não ter que é configurado para dizer aos buscadores que determinada página ou conjunto de páginas não devem ser indexadas, pois nem sempre todo o conteúdo deve ser indexado, como no caso de páginas que exijam Login e Senha e seu conteúdo é privado.

Caso queira ver mais sobre Robots.text, veja este artigo.

SEO Off Page

SEO Off Page

SEO Off Page resumidamente é a maneira como seu site é interpretada pelos outros e pelo Google, ou seja está relacionado a autoridade e qualidade que um site representa e os links direcionados a ele.

Neste âmbito, os termos mais utilizados são:

  • Autoridade do domínio

Domain Authority como é chamado em inglês, é um montante de métricas que são avaliadas de acordo com os fatores off Page de um domínio.

Quanto maior, maior relevância em relação aos outros domínios.

E está diretamente ligado á:

  • Idade do domínio
  • Reputação do site
  • Links que apontam para o site
  • Qualidade dos Inbound Links
  • Diversidade de links
  • Autoridade da página

Já a autoridade da página, segue o mesmo conceito que a do domínio, porém individualmente para cada página.

  • Taxa de rejeição

Taxa de rejeição está diretamente ligado a qualidade, representa o tempo em que o usuário passa em um site e também as páginas em ele que visita.

Por isso, uma boa prática é manter seus links internos operantes e manter um fluxo de informação amigável, para que o usuário tenha facilidade em navegar pelo site.

  • Idade do domínio

Idade do domínio representa quantos anos ele existe e para o Google, esta informação ainda é valiosa pois domínios que mais antigos, tendem a ter mais visibilidade. Quer saber como verificar a idade de um domínio?

  • Backlinks

Backlinks, é um dos fatores mais importantes do SEO Off Page, ele representa os links que foram ganhados conforme o tempo apontando para o site e tem influencia diretamente no ranqueamento do site no Google.

Para se ter um bom posicionamento, é importante que além de um site ter um conteúdo de boa qualidade, ele também tenha suas ‘referências’ na internet.

É importante que as pessoas e outros sites também estejam falando deste site em específico.

Porém, é importante citar que não é só apenas receber um link, ele também deve vir de um site que tenha uma boa autoridade de domínio, sendo assim, o link também precisa vir de uma fonte de boa qualidade.

Fazer um link para um site, é dizer para os mecanismos de busca que você confia naquele conteúdo, é como indicar algum amigo para uma empresa.

Link building

Algumas empresas de SEO trabalham apenas com link building que é a técnica de obtenção de links, porém, você deve ficar sempre atento ao realizar técnicas como estas para não ser penalizado pelo Google por ter usado técnicas do tipo Black Hat.

FERRAMENTAS DE SEO

Ferramentas de SEO

Existem diversas ferramentas de SEO que podem ser utilizadas Online além de extensões para os navegadores e também plugins para ferramentas de desenvolvimento de sites.

Veja quais são as mais poderosas ferramentas para se trabalhar com SEO:

CONCLUSÃO

Conclusão sobre o que é SEO

O mundo está mudando não é mesmo? Ou a gente muda, ou estagna.

E posso te falar um segredo?

O mundo nunca vai parar de mudar.

Os clientes de hoje são diferente dos de ontem, assim como os de amanhã, serão diferentes do de hoje.

Entender o que é SEO, é encontrar a forma de estar conectado com este público que muda conforme o ano, década, tecnologia, é a chave do sucesso de qualquer pessoa ou empresa.

Por isso, temos sempre que estar atentos as mudanças, entende-las e analisar como elas podem nos ajudar a ter mais sucesso.

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Referências:
Lexico > https://www.lexico.pt/
Neil Patel > http://neilpatel.com
Matt Cutts > https://www.mattcutts.com/blog/
StatCounter > http://statcounter.com
Academia do Marketing > http://www.academiadomarketing.com.br

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