Como o Google Funciona?

Tempo de leitura: 15 minutos

Antes de desvendarmos os segredos de Como o Google Funciona, vou te fazer uma pergunta um pouco óbvia:

Você sabe o que é um mecanismo de busca?

O que é um mecanismo de busca?

Esta pergunta é óbvia mas a resposta que vou dar agora, pode fazer você pensar um pouco mais nos serviços oferecidos por um site de busca.

Hoje em dia, sites de busca não são somente para realizarmos pesquisas, eles também se tornaram uma grande ferramenta de Propaganda e Marketing.

Já parou para pensar que mesmo que o Google possa ser uma página bem simples e fácil de pesquisar, os resultados quando exibidos são direcionados á você e a sua pesquisa?

Além do conteúdo orgânico que é exibido, ele também traz propagandas tão eficazes que podem te fazer até perder o foco do que estava procurando e comprar algum produto exibido nos resultados?

Caso queira saber mais sobre Tráfego Orgânico x Tráfego Pago? Dê uma espiadinha neste artigo que escrevi sobre O que é SEO.

Acho que já deu para entender que além de ser um mecanismo de busca, o Google tem uma inteligência absurda.

E qual será o nome dado a tanta inteligência assim?

O Google utiliza um algoritimo para realizar as buscas e indexação do conteúdo gerado pelos sites, e este algoritimo esta sempre sofrendo mudanças com intuito de melhorar a experiência do usuário e cada vez ser mais assertivo.

Para entendermos Como o Google Funciona, precisamos entender o que é Googlebot, que nada mais é o robô que o Google utiliza para fazer toda esta mágica.

Continue lendo para saber mais sobre:

Quais são os mecanismos de busca mais utilizados
O que é Googlebot
Como funciona o Googlebot
Existe conteúdo que não deve ser indexado pelo Google?
Como saber se o Google indexou um site
Quanto tempo leva para o Google indexar um site?
Pesquisa anônima

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QUAIS SÃO OS MECANISMOS DE BUSCAS MAIS UTILIZADOS?

De acordo com o Marketing Share apresentado pela empresa StatCounter sobre quais são os buscadores mais utilizados no Brasil, estão em:

  • 1º lugar o Google (com mais de 95% do mercado);
  • 2º lugar o Yahoo;
  • 3º lugar o Bing.
Market Share - Mecanismos de Buscas
Gráfico de Market Share dos mecanismos de Busca – Como o Google Funciona

Deu para entender um pouco mais porque só falamos de Google?

Sem dúvidas ele é o maior e todos os outros seguem sua lógica.

Cada robô de busca, assim como Google também tem um nome. Chamamos então:

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O QUE É GOOGLEBOT

O que é Googlebot

Googlebot é o nome do robô utilizado pelo Google para fazer indexação das mais de 30 trilhões de páginas da web existentes.

É um grande mecanismo de busca que avalia o conteúdo gerado pelos sites ou blogs, identificando spans (forma de denominar conteúdos mal intencionados, que são projetados com técnicas de SEO que tendem a “burlar” as boas práticas), e exibe os resultados mais relevantes ao usuário.

Veja também quais são e como identificar práticas ruins SEO para otimizar sites neste artigo Black Hat x White Hat SEO.

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COMO FUNCIONA O GOOGLEBOT

Para entendermos como o Googlebot funciona, vamos falar de algumas termos que já deve ter ouvido, são eles:

→ Rastreamento (Crawling)
→ Processo de indexação
→ Ranking e conteúdo
→ Conversão

Sugiro também ver o vídeo (em inglês) do grande Engenheiro de Software do Google Matt Cutts, explicando como este complexo mecanismo de busca funciona.

Rastreamento (Crawling)

Como o Google Funciona - Crawler

Rastreamento é o processo utilizado pelo Googlebot para descobrir páginas que estão publicadas na web.

Neste processo, os crawlers (rastreadores), analisam página por página através dos links contidos nelas, ele vai de link em link procurando conteúdos (novo ou alguma atualização) e transmitindo esta informação para os servidores de dados do Google.

Todo este processo também pode se dar início através da utilização do recurso de SiteMap, que nada mais é uma estrutura lógica em XML que contém todas as URLS do site, ajudando o Google a entender seu site e a encontrar todas as URLS.

Processo de Indexação

Processo de Indexação do Google

No processo de indexação, depois de ter percorrido link em link e lendo toda a página, o Google então irá adicionar a página a uma grande lista de acordo com a sua categoria.

Se pararmos para pensar em todo este processo, iremos notar a importância da arquitetura da informação de um site, assim como a relação de links iternos de uma página, pois é também através destes links internos que dizemos ao Google qual é a relevância de uma página.

Quanto mais links apontando internamente para uma página dentro da estrutura de um site, mais importante ela acaba se tornando aos olhos dos mecanismos de busca.

Por isso devemos sempre realizar a otimização dos links internos e links externos vinculados a uma página.

Cada link se torna então um gatilho para a indexação de uma nova página além de demonstrar a notoriedade e relevância da página.

Após então encontrado uma página, o robots começa a trabalhar.

Ele então realiza a indexação (armazenam o conteúdo) e mapeiam todos os links existentes nela, depois disso, ele priorizam cada um dos links e inicia o processo de mapeamento dos outros links encontrados, e assim por diante.

Ranking e Conteúdo

Como o Google Funciona - Ranking e conteúdo

Depois de indexado o conteúdo o site é avaliado a recebe uma nota, o que chamamos de Pagerank.

Pagerank é um cálculo que o Google realiza através de seu algoritimo, a fim de medir a importância de um site na web, segundo o número de links que direcionam a ele, como também ao conteúdo.

Esta nota pode variar de 0 á 10, seguindo a seguinte lógica:

  • Pagerank 0, significa que você está sendo indexado pelo Google;
  • Pagerank 1, provavelmente o site recebeu alguns links, porém de baixa relevância;
  • Pagerank 2, significa que tem mais links do que o Pagerank 1, porém, links mais importantes e de maior influência, e assim por diante.

Na prática, há muito mais sites com Pagerank baixo do que alto.

Além de que o Google indexa sites que tem maior Pagerank primeiro, por exemplo, sites como Wikepédia, por sua importância de conteúdo e relevância de links.

Já parou para pensar quantos links internos existem em uma página do Wikepédia?

Porém, esta nota não interfere no ranqueamento do de um site.

O que realmente irá influenciar no posicionamento são as técnicas SEO utilizadas, de acordo com os fatores levados em conta, como a qualidade do conteúdo da página  como esta página é ‘indicada’ para outros leitores, por exemplo, qual o número de vezes que uma página ou um site foi citada como referência em outro site.

Conversão

Conversão

Depois de todo este processo de rastreamento, indexação e análise da qualidade de um site, o Google tem a grande missão de dar a melhor resposta possível para o usuário ao realizar uma pesquisa.

E a partir dessa resposta, pode-se gerar o que chamamos de conversão, ou seja, caso um usuário esteja procurando por um produto e ao acessar o Google e fazer sua pesquisa, tenha encontrado exatamente o que ele queria, o resultado final será que ao concluir sua pesquisa, ele também tenha efetuado a compra ou deixou seu email se tornando lead em uma lista de e-mails.

Basicamente, estes são todos os componentes utilizados para entendermos Como o Google Funciona.

Passo a Passo Como o Google Funciona
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EXISTE CONTEÚDO QUE NÃO DEVE SER INDEXADO PELO GOOGLE?

Conteúdos que não devem serem indexados pelo Google

De fato não são todas as páginas ou sites que devem ser indexadas pelo Google.

A pessoa responsável pelo Site, seja o administrador ou a pessoa que está otimizando o site ou blog através de técnicas SEO, pode optar por não permitir que algumas páginas ou um site inteiro seja indexado.

Mas quando isso faz sentido?

Faz sentido bloquear que os robôs de indexação encontrem sua página quando:

  • Você possui páginas restritas cujo acesso apenas seja através de usuário e senha;
  • Quando possui páginas que tenham conteúdo repetido ou similar (já que o Google não gosta de conteúdo repetido e um mau sinal para o fator de ranqueamento e pagerank);
  • Quando o site possui páginas de impressão, pois o Google trata elas como conteúdo duplicado;

Creio que com estes 3 exemplos seja bem fácil ter uma visão de quando podemos negar o Google ou qualquer outro mecanismo de não ‘olhar’ para este conteúdo.

Como bloquear páginas ou sites de serem indexados?

É possível bloquear estes e demais conteúdos de 2 formas:

  • Editando o arquivo Robots.txt, que está na raiz do site;
  • Ou ajustando a tag “robots”.

COMO SABER SE O GOOGLE INDEXOU UM SITE?

Como saber se o site foi Indexado?

A primeira coisa essencial para analisar se e como está acontecendo a indexação do Google é utilizar a ferramenta Google WebMasters Tools (para o Google), e caso queira verificar outros mecanismos como Bing e Yahoo, é possível também acessar através da ferramenta Bing Webmaster Tools.

Através desta ferramenta também é possível verificar se esta acontecendo algum erro na hora da indexação.

Você também poder checar o guia completo com todas as ferramentas SEO para procurar falhas em um site neste artigo: Ferramentas de SEO.

Muitas vezes páginas são removidas ou nomes das URLs são alterados, e o Google passa a identificar como erro 404, dificultando assim o processo de indexação.

Uma segunda alternativa e bem prática de verificar se um conteúdo já foi indexado é utilizar um dos operadores do Google, e digitar site:nome-do-site.com.br/pagina-desejada no navegador e verificar qual resposta é dada.

Exemplo de Busca - Como o Google Funciona
Exemplo de Busca – Como o Google Funciona

Caso o site não apareça no resultado, é sinal de que algo errado aconteceu ou apenas o Google ainda não chegou até a página desejada.

Por exemplo, neste momento se eu digitar site:larahvidotti.com (apena .com), o Google não irá encontrar resposta alguma para exibir nos resultados, pois este domínio não existe e não há nenhuma página indexada.

Exemplo de site não indexado - Como o Google Funciona
Exemplo de site não indexado – Como o Google Funciona

QUANTO TEMPO LEVA PARA O GOOGLE INDEXAR UM SITE?

Quanto tempo leva para indexar uma página

Não existe uma resposta correta para esta pergunta, o que podemos avaliar é que quanto melhor seu site arquitetado, informado ao Google o sitemap, e melhor utilizado as técnicas de otimização SEO, links internos e ganho de links externos, compartilhamento em redes sociais, melhor será este tempo.

Pode acontecer dele ser indexado em poucos dias, ou levar meses.

Normalmente, o que demora mais a ser indexado são as imagens.

O que existem, são alguns métodos que você pode realizar para que o conteúdo de uma página seja indexado mais rapidamente.

Métodos para indexar uma página no Google

Para tornar este processo de indexação um pouco mais rápido, você pode seguir estas dicas valiosíssimas que vou te ensinar agora.

Caso tenha alguma outra, não hesite em compartilhar seu conhecimento aqui nos comentários ok?

Submeter o Sitemap

Já sabemos que o Sitemap é um arquivo XML com todas as Urls do site, certo?

Então, não esqueça de utilizar as ferramentas de webmasters, tanto a do Google como a do Bing para submeter o sitemap.

Ele ajudará ao Google encontrar todas as suas páginas disponíveis para rastreamento de forma mais rápida.

Você pode utilizar algumas ferramentas que ajudam na criação do sitemap.

Se estiver utilizado o WordPress, uma das maneiras é criar o o Sitemap utilizando o plugin Google XML Sitemaps ou Yoast SEO.

Caso o site não seja desenvolvido em WordPress, outra opção é utilizad a ferramenta XML Sitemaps.

Depois de cria-lo, você deverá submeter o Sitemap a ferramenta do Google chamada de Google Search Console .

Adicionar Sitemap ao Google Search Console - Como o Google Funciona
Adicionar Sitemap ao Google Search Console – Como o Google Funciona

Utilize o recurso Ping

Ping é um recurso do Google que você consegue informá-lo de que o site foi atualizado.

Ele é utilizado em combinação com o Sitemap.

Quando criamos uma nova página ou um post, o sitemap então deve ser atualizado e posteriormente você poderá utilizar este recurso para dizer para o Google que, por exemplo há uma nova URL a ser rastreada.

Você também pode utilizar o Ping-o-Matic, que é utilizado para informar diversos mecanismos de buscas de que um site foi atualizado.

Indexar conteúdo utilizando Ping-o-Matic
Indexar conteúdo utilizando Ping-o-Matic – Como o Google Funciona

Compartilhe no Google+

Não devemos desconsiderar as ferramentas que o próprio Google oferece, não é mesmo?

Compartilhar utilizando o Google+, é uma forma a mais de ganhar notoriedade para um artigo ou post, além do Google interpretar esta nova página como ‘prioridade’ na hora de indexá-la.

PESQUISA ANÔNIMA

Vou deixar uma dica de ouro para você que chegou até aqui.

Quanto mais utilizamos o Chrome ou qualquer outro navegador para realizar pesquisas e avaliar os resultados, eles acabam ficando ‘viciados’.

O que pode acabar não sendo legal.

Isso porque os dados dos sites acessados são armazenados no seu computador sem que você saiba e de certa forma isso acaba ‘manipulando’ algumas buscas e respostas encontradas.

Pesquisa Anônima - Como o Google Funciona
Pesquisa Anônima – Como o Google Funciona

Porém, quando estiver pesquisando e avaliando respostas no Google, utilize sempre a aba anônima.

Ela não irá armazenar nenhuma preferência e o resultado da sua pesquisa estará fiel.

CONCLUSÃO

Conclusão - Como o Google Funciona

Entender Como o Google Funciona, é o princípio para se ter um direcionamento de como um trabalho de Otimização de Sites deve ser realizado e o quais fatores devem serem levados em consideração.

Pois, de que adianta ter um site e ele mesmo não ter sido indexado pelo Google?

Seja ele um website pequeno ou um de grande porte.

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Utilize todo este conhecimento que acabou de adquirir para maximizar a indexação de um site, agora que já sabe como o Google faz para indexá-los.

Pense em cada aspecto como geração de um conteúdo de qualidade, obtenção de links, atualização de conteúdo, compartilhamento nas redes sociais e aumente as chances de ter um site bem indexado.

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Referências:
Neil Patel > http://neilpatel.com
Matt Cutts > https://www.mattcutts.com/blog
StatCounter > http://statcounter.com
Agencia Mestre > http://www.agenciamestre.com/seo/
Zona Internet > http://marketing.zonainternet.com
Google > https://www.google.com/intl/pt-br/insidesearch/howsearchworks/crawling-indexing.html

 

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