Como o Google Funciona?

Tempo de leitura: 6 minutos

GOOGLEBOT, O ROBÔ DO GOOGLE!

Para entender Como o Google Funciona, precisamos entender que ele por si só é um grande mecanismo de busca que avalia o conteúdo gerado pelos sites ou blogs.

Mais de 30 trilhões de páginas da web, e nesta avaliação, identifica spans (forma de denominar conteúdos mal intencionados, que são projetados com técnicas de SEO que tendem a “burlar” as boas práticas), e exibe os resultados mais relevantes ao usuário.

De tempos em tempos o Google modifica seu algoritmo com intuito de melhorar a experiência do usuário e cada vez ser mais assertivo.

QUAIS SÃO OS OUTROS MECANISMOS DE BUSCAS MAIS UTILIZADOS?

Chamamos cada mecanismo de busca por um nome:

 

Como o Google Funciona? - Crawler

CRAWLER

O Googlebot (assim como os demais mecanismos de busca), utiliza um robô (que chamamos de Crawlers, Indexadores, Bots), que tem o objetivo de rastrear todas as páginas da internet, sites e blogs e indexam o conteúdo (novo ou alguma atualização) encontrado em uma gigantesca base de dados.

Como o Google Funciona? - Indexação

INDEXAÇÃO

Ele realiza esta tarefa entrando de link em link e lendo toda a página, por isso, é muito importante e de alto fator de ranqueamento a otimização de links internos e links externos vinculados a uma página, pois cada link é um gatilho para a indexação de uma nova página.

O robots começa a trabalhar quando encontram uma determinada página.

Ele então realiza a indexação (armazenam o conteúdo) e mapeiam todos os links existentes nela, depois disso, ele priorizam cada um dos links e inicia o processo de mapeamento dos outros links encontrados, e assim por diante.

Para facilitar o trabalho do Google na busca por estes links, uma boa técnica é utilizar o recurso de sitemap, que é um arquivo XML que pode ser configurado para o site.

Este arquivo deve ficar na raiz do site.

Ele contém todas as URLs do site, dizendo então para o Google, que mesmo que uma determinada página não esteja vinculada a outra, ela também deve ser indexada.

Como o Google Funciona? Ranking e Conteúdo

RANKING E CONTEÚDO

Depois de indexado o conteúdo, o Google atribui uma nota através do que eles chamam de PageRank, que é uma nota para o site de acordo com as técnicas SEO utilizadas para ranqueamento, e determina seu posicionamento nas buscas.

São vários fatores levados em conta para este posicionamento, e o principal deles é a qualidade do conteúdo da página e como esta página é ‘indicada’ para outros leitores, por exemplo, qual o número de vezes que uma página ou um site foi citada como referência em outro site.

Porém, para se ter uma boa nota, é importante que este outro site também tenha uma autoridade forte na internet, que ele também seja reconhecido e indicado para outros leitores.

Como o Google Funciona?

CONVERSÃO

Com esta definição, é possível filtrar os melhores resultados para o usuário final que apenas precisa de uma resposta para sua pergunta.

E a partir dessa resposta, pode-se gerar o que chamamos de conversão, ou seja, caso um usuário esteja procurando por um produto e ao acessar o Google e fazer sua pesquisa, tenha encontrado exatamente o que ele queria, o resultado final será que ao concluir sua pesquisa, ele também tenha efetuado a compra de algum produto, ou ter virado lead em uma lista de e-mails.

Esta então, seria a representação completa de como o Google Funciona.

Passo a Passo Como o Google Funciona
Passo a Passo Como o Google Funciona

Está gostando deste artigo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

FIQUE ATUALIZADO!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

EXISTE CONTEÚDO QUE NÃO DEVE SER INDEXADO PELO GOOGLE?

De fato, não são todas as páginas ou sites que devem ser indexadas pelo Google, a pessoa responsável pelo Site, seja o administrador ou a pessoa que está otimizando o site ou blog através de técnicas SEO, pode optar por não permitir que algumas páginas ou um site inteiro não seja indexado.

Mas quando isso faz sentido?

Faz sentido bloquear que os robôs de indexação encontrem sua página quando:

  • Você possui páginas restritas cujo acesso apenas seja através de usuário e senha;
  • Quando possui páginas que tenham conteúdo repetido ou similar (já que o Google não gosta de conteúdo repetido e um mau sinal para o fator de ranqueamento e pagerank);
  • Quando o site possui páginas de impressão, pois o Google trata elas como conteúdo duplicado;

Creio que com estes 3 exemplos seja bem fácil ter uma visão de quando podemos negar o Google ou qualquer outro mecanismo de não ‘olhar’ para este conteúdo.

Como bloquear páginas ou sites de serem indexados?

É possível bloquear estes e demais conteúdos de 2 formas:

  • Editando o arquivo Robots.txt, que está na raiz do site;
  • Ou ajustando a tag “robots”.

COMO SABER SE O GOOGLE INDEXOU UM SITE?

A primeira coisa essencial para analisar se e como está acontecendo a indexação do Google é utilizar a ferramenta Google WebMasters Tools (para o Google), e caso queira verificar outros mecanismos como Bing e Yahoo, é possível também acessar através da ferramenta Bing Webmaster Tools.

Através desta ferramenta também é possível verificar se esta acontecendo algum erro na hora da indexação.

Você também poder checar o guia completo com todas as ferramentas SEO para procurar falhas em um site neste artigo: Ferramentas SEO – Lista Completa.

Muitas vezes páginas são removidas ou nomes das URLs são alterados, e o Google passa a identificar como erro 404, dificultando assim o processo de indexação.

Uma segunda alternativa e bem prática de verificar se um conteúdo já foi indexado é utilizar um dos operadores do Google, e digitar site:nome-do-site.com.br/pagina-desejada no navegador e verificar qual resposta é dada.

Caso o site não apareça no resultado, é sinal de que algo errado aconteceu ou apenas o Google ainda não chegou até a página desejada.

QUANTO TEMPO LEVA PARA O GOOGLE INDEXAR UM SITE?

Não existe uma resposta correta para esta pergunta, o que podemos avaliar é que quanto melhor seu site arquitetado, informado ao Google o sitemap, e melhor utilizado as técnicas de otimização SEO, links internos e ganho de links externos, compartilhamento em redes sociais, melhor será este tempo.

Pode acontecer dele ser indexado em poucos dias, ou levar meses. Normalmente, o que demora mais a ser indexado são as imagens.

Gostou do artigo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

FIQUE ATUALIZADO!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como o Google Funciona?
Author Rating
5