Black Hat e White Hat SEO

Tempo de leitura: 10 minutos

É muito comum ouvir os termos Black Hat e White Hat SEO quando estamos falando de otimização de sites, não é?

Isso porque um dos maiores fatores do ranqueamento de um site se dá a partir da obtenção de Backlinks, aonde é possível receber pontos de autoridade de um site relevante.

Obtenção de Backlinks

As técnicas de Black Hat e White Hat SEO estão ligadas ao aperfeiçoamento do desempenho de um site ou blog nos mecanismos de buscas.

Porém, para ter mais eficiência e resultados duradouros, é preciso ter consciência do que o Google considera como certo e errado.

Caso estas técnicas estejam no conceito do Google sendo utilizadas de forma imprópria, isso poderá acarretar em penalidade do site rebaixando de posicionamento e as vezes até ser removido do mecanismo de busca.

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Resumidamente, White Hat são um conjunto de boas práticas que os especialistas de SEO podem utilizar seguindo as diretrizes do Google.

Já Black Hat são técnicas que podem ou não gerar trafego e aumentar a autoridade do site, mas que não são bem vistas pelo Google, por se tratarem de técnicas má intencionadas ou uma ‘tentativa de burlar’ o mecanismo de busca.

Vou descrever os dois tipos começando pelo Black Hat (técnicas pelas quais você não deve seguir).

Se entendermos o que não devemos fazer primeiro, fica mais fácil de acertar.

Neste artigo você irá ver:

Técnicas SEO Black Hat

O funcionamnto do Google
Obtenção de links
Ferramentas para análise de backlinks
Ferramentas para identificar técnicas Black Hat SEO
Como remover Backlinks indesejáveis
Diretrizes para webmasters

Técnicas SEO white hat

Não deixe de compartilhar com seus amigos para que cada vez mais pessoas aprendam o que é cosiderado técnicas Black Hat para que não corram o risco de serem penalizados.

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TÉCNICAS SEO BLACK HAT

Técnicas SEO Black Hat

Antes de tudo, gostaria de sugerir um vídeo muito engraçado que encontrei no Youtube.

Neste vídeo um personagem relata a utilização destas técnicas e como elas podem influências no futuro.

Talvez se ainda não tenha nenhum conhecimento dobre SEO e Black Hat, pode ser que não seja tão engraçado, mas tenho certeza que depois de ler este conteúdo, voltar e assistir novamente fará total sentido.

Gostou?

Bom, eu quase tive um ataque cardíaco depois de ver este vídeo, mas vamos lá então as explicações.

O nome Black Hat vem dos filmes clássicos do cinema western Americano (faroeste), aonde os heróis usavam chapéus brancos e os vilões pretos.

Para entender como funcionam estas técnicas, vamos primeiro relembrar como o Google funciona.

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O funcionamento do Google

O Funcionamento do Google - Black Hat e White Hat SEO

Precisamos primeiramente entender como o Google funciona para depois partir para o princípio da obtenção de links.

Resumidamente, o os motores de busca do Google indexam o conteúdo encontrado varrendo link a link na internet, e estes links podem ser internos  (links que direcionam uma página para o próprio site) ou externos (links que chegam até seu site a partir de algum outro).

Você pode ler aqui um artigo especial explicando passo a passo de como o Google Funciona.

Obtenção de links

Obtenção de links - Black Hat e White Hat SEO

Quanto mais links você tiver conectando seu site internamente e externamente será melhor para o Google entender que estes conteúdos são de relevância e encontrar as páginas.

Porém, no caso de técnicas Black Hat estamos falando de links externos.

O Google interpreta estes links como um processo de indicação, por exemplo: se eu adiciono algum link que direciona para um site externo, estou dizendo para o Google que indico aquele site e ele é relevante.

Concluindo, ter mais sites apontando para o seu site ou blog te da mais autoridade e melhora o posicionamento no Google certo?

Não, a questão é que duas coisas devem serem combinadas.

Quantidade e qualidade.

Para que esta ‘indicação’ seja benéfica para o seu site, é preciso que ela venha de um outro site que tenha um bom Page Rank (grande pontuação) e seja bem visível na internet, como por exemplo se recebermos um link do site da UOL.

Com certeza é um site com bastante notoriedade na internet e valerá muitos pontos para o site que está sendo otimizando.

Depois de entender o conceito do Google, fica fácil entender o conceito de Black Hat: conseguir links para um site aumentar a autoridade dele.

Sim, é isso mesmo que deve ser feito, mas da forma correta.

As técnicas de Black Hat visam ‘burlar ‘ ou melhor dizendo, manipular o algoritmo do Google para aparecerem como sites relevantes e bem posicionados em uma busca por uma determinada palavra chave.

O Google utiliza mais de 200 fatores de para o ranqueamento, e estas técnicas tendem a manipular estes fatores.

Por isso, é freqüente as mudanças e atualizações desses fatores deranqueamento pelo Google, pois ele sempre está otimizando seu algoritmo para trazer melhores respostas a uma pergunta realizada através do busca.

Ferramentas para análise de Backlinks

Ferramentas de análise de Backlinks

Algumas ferramentas SEO podem serem utilizadas para monitorar o ganho ou perda de backlinks.

Para garantir a performance de um site e que seu posicionamento é ideal avaliar seu desempenho, além também de poder verificar se não há nada incomum acontecendo.

Para ajudar, fiz uma lista das mais famosas e poderosas ferramentas SEO de análise de backlinks:

Ferramentas para identificar técnicas Black Hat SEO

Há algumas ferramentas no mercado que você pode utilizar para saber se um site está trabalhando com técnicas Black Hat:

  • Search engine SPAM detector: ajuda a analisar se há alguma técnica de Doorway, palavras-chaves, etc.
  • Copyscape: ajuda na verificação de páginas que tenham conteúdo duplicado;

Você pode ver também uma lista completa das Ferramentas SEO para este e outros propositos.

Como remover Backlinks indesejáveis

Remover Backlinks indesejáveis - Black Hat e White Hat SEO

Ai você deve estar se perguntando.

Por que iremos precisar remover um backlink se ele nos tras mais autoridade para um site?

Bom, é simples.

Assim como temos softwares mal intencionados, também temos links.

Alguns backlinks são criados a partir de sites com pouca ou baixa reputação, e intencionamente gerados para diminutir a autoridade de um site.

Mas fique tranquilo.

Se isso acontecer você poderá utilizar uma ferramenta do próprio Google para notifica-lo e solicitar que este backlink seja desconsiderado.

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Diretrizes para webmasters

Diretrizes para Webmasters - Black Hat e White Hat SEO

Há algumas diretrizes para webmasters explicadas pelo próprio Google para que possamos ajudar ele a encontrar e entender as páginas de um site, assim como ajudar os visitantes a usá-las.

Vou listar aqui alguns itens tirados do próprio site deles para citar como exemplos o que são práticas Black Hat e o que se deve evitar:

  • Gerar conteúdo automaticamente (por exemplos para textos que foram traduzidos pela ferramenta de tradução);
  • Não comprar e vender links (comprar ou vender um link para repassar autoridade da página);
  • Criar páginas com pouco conteúdo ou conteúdo que não seja original (por exemplo, conteúdo copiado ou gerado através de tradutores automáticos) ;
  • Redirecionamento que não tenham sido autorizados (por exemplo, exibir nos resultados de pesquisa uma informação, mas quando o usuário clicar vai para um link totalmente diferente);
  • Adicionar texto ou link oculto (textos que não aparecem para o usuário, por exemplo, quando a fonte é da mesma cor que o fundo da página, você não vê mas o Google sabe que está lá);
  • Técnicas de cloacking que significa mostra um texto para o usuário porém outro para o Google;
  • Utilizar Doorways, por exemplo, ter várias páginas ou domínios segmentados semelhantes por região que direcionam o usuário.;
  • Conteúdo copiado;
  • Adicionar palavras-chave irrelevantes ao conteúdo para gerar mais tráfego;
  • Criar páginas maliciosas, que contenham vírus e cavalos de Tróia, entre outros;
  • Abusar na utilização de rich snippets;

Estas são apenas algumas das ações que você não deve fazer, caso queira ver alista completa, consulte o Google.


TÉCNICAS SEO WHITE HAT

Black Hat e White Hat SEO

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Agora que a gente já sabe o que não fazer, fica mais fácil fazer certo da primeira vez e sem correr riscos de ter um site penalizado pelo Google.

Quanto se é adepto as técnicas do White Hat, sabemos que os resultados podem demorar um pouco mais para aparecer, porém terá uma durabilidade muito maior.

Primeiramente, antes de iniciar um trabalho de LinkBuilding (ganho de Links), você precisa avaliar o mercado e definir uma estratégia para implantar e ganhar links de sites que tem autoridade.

O principal ponto antes de começar este trabalho é contruir uma autoridade é ter um bom conteúdo e isso automaticamente levará as pessoas a falarem do site ou de uma marca, atraindo mais e mais usuários, além de também virarem visitantes assíduos.

É importante também trabalhar com a obtenção de Links através do que chamamos de LinkBuilding, mas de acordo com tudo isso que falamos aqui em cima.

Alguns pontos importantes para obtenção destes links é também pensar nos links quebrados (404).

Ao longo do tempo alguns sites deixam de existir ou passam por algum tipo de manutenção.

Encontrar estes links e corrigi-los pode trazer novamente uma vantagem competitiva.

Na própria ferrametna do Google Search Console você pode verificar se há algum erro de link interno.

URL não encontrada - Black Hat e White Hat SEO
URL não encontrada – Black Hat e White Hat SEO

Você também pode investir em algumas técnicas para enrriquecer o conteúdo e obter links mais facilmente e dentro do que o Google considera como boas práticas, por exemplo:

  • Criação de um rico material de infográficos;
  • Co-Marketing, criando conteúdos em parcerias com outras empresas;
  • Guest posts, postando um conteúdo em outro blog do mesmo ramo como convidado;
  • Contratação de uma assessoria de imprensa;
  • Buscar por mensões realizadas na internet da marca ou site que está trabalhando que ainda não foi adquirito um link e solicitar para que adicionem;
  • Utilizar as ferramentas de compartilhamento social.

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Referêcias:
Google > https://support.google.com/webmasters/answer/35769
SEO Marketing > http://www.seomarketing.com.br
Agência Mestre > http://www.agenciamestre.com
Marketing de Contúdo > http://marketingdeconteudo.com

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